Potencia em CA
Escola de Engenharia de Piracicaba
Engenharia Mecânica
Maquinas elétricas
Comandos elétricos
Piracicaba, de de 2013.
SUMÁRIO
Pág.
1 Objetivo 3
2 Introdução 3
3 Introdução Teórica 3
4 Procedimento experimental 25
5 Conclusao 27
6 Bibliografia 27
1 Objetivo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os principais componentes dos comandos elétricos e ligação das chaves.
2 Introdução
- Programa Cade Simu
- Transformador acadêmico
- Multimetro
- Multisim
3 Introdução Teórica
3.1. Principais elementos de um circuito
Em comandos elétricos, trabalha-se bastante com um elemento simples que é o contato. A partir do mesmo se forma toda a lógica de um circuito e também é ele quem dá ou não a condução de corrente. Basicamente existem dois tipos de contatos, listados a seguir:
• Contato Normalmente Aberto (NA): não há passagem de corrente elétrica na posição de repouso, como pode ser observado na figura 2.5(a). Desta forma, a carga não estará acionada.
• Contato Normalmente Fechado (NF): há passagem de corrente elétrica na posição de repouso, como pode ser observado na figura 2.5(b). Desta forma, a carga estará acionada.
Fig. 2.5 – Representação dos contatos NA e NF
Os citados contatos podem ser associados para atingir uma determinada finalidade, como por exemplo, fazer com que uma carga seja acionada somente quando dois deles estiverem ligados. As principais associações entre contatos são descritas a seguir.
3.1.1. Associação de contatos normalmente abertos
Basicamente existem dois tipos, a associação em série (figura 2.6a) e a associação em paralelo (2.6b). Quando se fala em associação de contatos é comum montar uma tabela contendo todas as combinações possíveis entre os contatos, esta é denominada de “Tabela Verdade”. As tabelas 1.1 e 1.2