Posto Sete Milhas
Em nosso trabalho tivemos como referência o Posto Sete Milhas Ltda, localizado à BR 364 km 310,5, atua no mercado há 25 anos, na área petrolífera, é uma empresa familiar, e hoje faz parte do Grupo Tomas de Sousa, reunindo a um total de seis empresas, mas mantendo ainda o poder nas mãos da família.
No inicio não era vendido nem 1000 Litros de combustível dia, hoje é comercializado entre 35 mil a 40 mil Lt/dia de combustível. O Posto é classificado como terciário pelo setor produtivo e de acordo com o SEBRAE é uma empresa de grande porte.
Dentro do grupo não há uma estrutura organizacional formalizada, cada um sabe sua função, e ela é respeitada pela hierarquia familiar, o conselho administrativo está nas mãos dos pais Elson e Sueli, hoje separados, e em sequencia os diretores financeiro, de compras e operacional está nas mãos dos filhos Maker, Marcio e Milken sucessivamente.
No Posto existe uma formalização de funções, sendo o gerente, os chefes de pista, caixas, auxiliares de escritório, frentistas e zeladores.
2. ADMINISTRAÇÃO
O Posto Sete Milhas sempre foi uma empresa familiar, e os gestores não possuíam conhecimento na área da administração, então nunca houve planejamentos em longo prazo, sempre se fez planejamentos a curtíssimos prazos, o interesse dos gestores sempre foi à obtenção de lucro. Sempre pensando que, se está dando dinheiro está no caminho certo. Sendo assim a estrutura organizacional relacionada a níveis hierárquicos está muito ligada apenas ao operacional, onde ocorrem as vendas e os recebimentos.
Como apenas o nível operacional está ativo, ainda não há um planejamento, organização, execução e controle sendo feitos na empresa. Existe sim uma tentativa de inserção pelo administrador atual, mas como se é sabido, mudanças precisam de tempo para ser inseridas dentro de uma organização. O administrador Wilker sempre que possível utiliza a