Postagem Resumo
Alunos: Albert, Ary, Daniel, Thiago.
A permanência do ser humano no planeta terra tem causado muita discussão no contexto ambiental, no que diz respeito ao uso indevido do solo, do ar e da água. Podemos trazer a discussão para o âmbito nacional, onde segundo uma pesquisa realizada pelo portal educação em 2012, o meio ambiente ocupa o 12° item de preocupação dos brasileiros e apenas 13% marcaram esta opção no questionário.
Após a revolução industrial, a constante busca pela inovação tecnológica trouxe um impacto ambiental incomensurável. Foram empresas buscando lucro a qualquer preço, investindo pesado em maquinários, extraindo matéria prima sem controle. Estas ações deixaram nosso mundo da forma que está hoje.
O que vemos atualmente são grandes enchentes, aquecimento global e temporais jamais vistos em anos anteriores. Estes fenômenos são oriundos das ações indiscriminadas da produção incessante.
Já ouvimos falar até em crescimento zero para que haja uma estabilidade econômica e ambiental. Mas com o aumento da população, precisamos de uma geração de empregos e uma indústria capaz de suprir as necessidades para a sobrevivência.
A legislação ambiental é uma forte aliada do meio ambiente. Ela trata das maneiras como a produção deve ser feita de modo a gerar o mínimo resíduo possível. Porém, se não houver uma educação ambiental da população, de nada adianta diminuir somente os resíduos industriais.
O desenvolvimento sustentável é um tema bastante discutido no meio acadêmico e industrial. É uma maneira de ter um ambiente ecologicamente correto para uma relação amigável entre todos os seres vivos. Para isso, a cada ano, novas técnicas de tratamento de resíduos são apresentadas como solução a longo prazo para mitigar a destruição do nosso planeta.