Posições do paciente em cirurgia
O presente trabalho tem o enfoque na atribuição do enfermeiro nos cuidados no posicionamento do paciente cirúrgico. Um posicionamento inadequado pode levar a lesões e a outros comprometimentos na saúde do paciente, portanto, aí está a importância do estudo das posições do paciente utilizando os princípios básicos de alinhamento do corpo e proporcionando mínimo desconforto.
O posicionamento do paciente na mesa cirúrgica irá depender do procedimento a ser realizado,como também, de suas condições físicas. Para proporcionar conforto ao paciente cirúrgico, existem posições usuais já definidas, e elas respeitam as condições que todas as posições cirúrgicas deverão respeitar:
* Deverá expor somente a área cirúrgica, de modo que permita uma boa visibilidade e movimentação do cirurgião e da equipe * Deverá oferecer o mínimo de desconforto possível ao paciente; * Deverá seguir os princípios do alinhamento corporal; * Deverá permitir a desobstrução do suprimento vascular * Não deverá ter interferência na respiração; * Deverá proteger os nervos, músculos, pele contra pressão indevida * Deverá ser observada a precaução quanto à segurança do paciente em relação ao peso, à idade, à altura e à deformidade física, respeitando seus limites anatômicos e fisiológicos
A posição decúbito dorsal: O paciente fica com um dos braços ao lado da mesa, com a palma damão voltada para baixo e o outro sobre um suporte (tala de braço) para infusão intravenosa demedicamentos, sangue, líquidos que forem necessários.
A posição decúbito ventral, ou pronação: O paciente permanece deitado de abdome para baixo,com braços estendidos para frente apoiados em talas. A cabeça do paciente é colocada de lado.
A posição Trendelemburg: A cabeça e corpo do paciente ficam rebaixados. É necessário um suporteacolchoado nos ombros, e certificar-se que o suporte não pressiona o plexo braquial.
A posição de litotomia: O paciente fica em