POSICIONAMENTO
PACIENTE
ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM ANA NERY
DISCIPLINA – FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
ENFERMEIRA– FABIANI PIMENTEL GALVÃO
SALVADOR 2015
INTRODUÇÃO
As diferentes posições anatômicas do paciente tem como finalidade proporcionar conforto, realizações de exames, procedimentos médicos e de enfermagem, tratamentos e cirurgias, evitando traumas, escaras, hipotensão e desconforto.
É papel da enfermagem conhece-las para ajudar o paciente adotar posições específicas.
SIMS
Utilizada em exame retal, lavagem intestinal e clister. O paciente deve estar em decúbito lateral esquerdo com a perna direita flexionada sobre a esquerda. Deve-se expor somente a parte a ser examinada.
DECÚBITO DORSAL E DECÚBITO
VENTRAL
Decúbito Dorsal: adequada para exames de tórax anterior, abdômen e extremidades. O paciente deita de costas, sem travesseiro, com pernas estendidas ou flexionadas ligeiramente para relaxamento do músculos abdominais. Os braços podem ficar cruzados sobre o peito ou estendidos ao longo do corpo
Decúbito Ventral: Utilizada em exames nas regiões cervical, torácica posterior, lombar e glútea. Para colocar o paciente nessa posição, é preciso posicioná-lo primeiramente em decúbito lateral e, em seguida, colocando uma das mãos na região escapular e outra na região pélvica e auxiliá-lo a ficar na posição adequada.
CANIVETE
É a posição derivada da ventral, na qual os MMII, tórax e MMSS são abaixados de forma que o corpo fique fletido sobre a mesa, mantendo-se a região a ser operada em plano mais elevado. Utilizada para cirurgias da região proctológicas e coluna lombar.
TREDELEMBURG
O paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.
GENU-PEITORAL
Apropriada para exames retais. O paciente deve ser colocado em decúbito ventral, ajoelhado na cama ou na mesa de exames, com um travesseiro em posição transversal sob o abdômen e o tórax.
ORTOSTÁTICA