Posicionamento
A palavra ‘posicionamento’ se tornou conhecida graças a dois executivos da área da propaganda: Al Ries e Jack Trout. Eles o vêem como um exercício criativo realizado a partir de um produto preexistente:
O posicionamento começa com um produto. Uma mercadoria, um serviço, um empresa, uma instituição ou até uma pessoa... Mas posicionamento não é o que você faz com o produto. É o que você faz com a mente do cliente potencial. Ou seja, você posiciona o produto na mente do cliente potencial.
A seção novas ideias em Marketing “Disciplinas de valor para o posicionamento” apresenta outro ponto de vista sobre o tema. De acordo com praticamente todas as abordagens, o posicionamento exige que as semelhanças e as diferenças entre as marcas sejam definidas e comunicadas. Mas especificamente, para decidir o posicionamento é preciso determinar uma estrutura de referencia e, para tanto, é necessário identificar o mercado-alvo e a concorrência, assim como as associações ideais com a marca no que diz respeito aos pontos de paridade e de