Enfermagem Cl Nicas E Cir Rgicas
CLÍNICA E CIRURGICAS
ENFERMAGEM
CLÍNICA E CIRURGICAS
Trabalho apresentado
Como requisito para
Obtenção do Título de
Técnico em Enfermagem.
INTRODUÇÃO Hoje em dia são usadas diferentes posições que facilitam a realização de exames físicos e diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Cada uma delas possui características e finalidades próprias. Posicionar o cliente de acordo com o exame que será realizado significa expor a área que será examinada. As mudanças de posições podem ocasionar tonturas, mal-estar e palidez, por isso a enfermagem deve ficar atenta quanto a possíveis queixas do cliente, bem como orientá-lo sobre a importância da posição corporal assumida, promover sua privacidade e conforto com o uso de lençóis, travesseiros e biombos.
SUMÁRIO
POSIÇÕES PARA EXAMES
I. Posição ortostática ou ereta:
II. Posição sentada:
III. Posição/decúbito dorsal:
IV. Decúbito lateral direito:
V. Decúbito lateral esquerdo ou direito:
VI. Decúbito ventral:
VII. Posição de litotomia (litotômica):
VIII. Posição genu-peitoral:
IX. Posição supina
X. Posição prona
XI. Posição de sims
XII. Posição de trendenlenburg
XIII. Posição de flower
XIV. Técnicas usadas para posições de exames
XV. Referências
POSIÇÕES PARA EXAME Ao dar entrada com o paciente no leito para exame físico é necessário colocar o paciente na posição correta e cobri-lo. A posição em que o paciente deverá ser colocado é determinada pelo tipo de exame especial a ser feito. Para todo e qualquer exame o procedimento deverá ser explicado e transmitir segurança e uma boa assistência. As posições usadas com maior frequência seguem-se:
POSIÇÃO ORTOSTÁTICA OU ERETA O Paciente fica em pé com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo. O peso fica distribuído equitativamente nos MMII.
POSIÇÃO SENTADA O paciente fica sentado numa cadeira na maca ou no leito com as mãos repousando sobre as