resumo sociologia
A socialização é o processo dinâmico através do qual os indivíduos aprendem os valores, as regras e as práticas da sociedade a que pertencem. Quando nascemos, somos integrados numa família, existente numa determinada sociedade, com a sua língua, valores, hábitos, tradições e práticas sociais que nos são ensinados e incutidos num processo permanente e contínuo. A socialização é um processo que visa a integração do indivíduo nos múltiplos e variados grupos a que irá pertencer ao longo da sua vida.
Socialização: Processo e Mecanismo
O indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura, onde intervém um conjunto de agentes de socialização.
A Família: tem o papel dos primeiros ensinamentos
A Escola: Porta de entrada para o meio social
Os Grupos Sociais: Grupos que temos ao decorrer da vida
O processo de socialização pode ser dividido em duas fases:
A socialização primária, processo por meio do qual a criança cria uma identidade perante a sociedade.
A socialização secundária, processo posterior onde o individuo sabe seu papel e o que espera da sociedade.
Principais mecanismos de socialização:
Imitação;
Aprendizagem;
Identificação.
A Socialização como processo de transmissão cultural
A cultura engloba um conjunto de elementos que caracterizam diferentes modos de vida e que são criados e transmitidos pelos indivíduos nas suas relações com o ambiente que os rodeia. Contudo, tal como no processo de socialização, onde os sujeitos não são passivos pode não ser aceitos. Basicamente isso quer dizer que os indivíduos constroem a sua identidade pessoal, mantendo certa liberdade e individualidade na adoção de valores.
A cultura de uma sociedade é constituída por diversos elementos que, se combinam e entrelaçam criando formas e padrões próprios.
“Status” Social