APRESENTA O GENEROSO
Como sistemas de governo: como sabemos existem vários estilos de governo, como autoritário, democrático, burocrático. E dessa maneira, algumas organizações podem ser consideradas altamente autoritárias, assim como podem ser consideradas democráticas.
Como política do dia-a-dia organizacional: em uma organização, estamos cercados de situações, arranjos, para se alcançar interesses específicos. Vemos a política como uma coisa suja, mas que contem aspectos essenciais na vida organizacional. Do que provem a política? Vem do sentido de que, quando os interesses divergem, a sociedade deve prover um meio que permita aos indivíduos acertarem suas diferenças por meio de uma discussão ou negociação. Criar ordem na diversidade. E são com essas duas abordagens que podemos entender importantes qualidades da organização.
Autocracia: a maioria são organizações paternalistas ou firmas de família, a autoridade de “um” individuo ou de um pequeno grupo é caracterizada pelo poder absoluto.
Burocracia: como em muitas organizações governamentais e reguladoras, a autoridade está associada a palavra escrita e é exercida por burocratas que se sentam atrás de suas mesas, criando e administrando as regras que orientam a atividade organizacional. O poder e a responsabilidade em tais organizações estão intimamente ligados ao conhecimento e uso das regras e à forma legal de administração.
Tecnocracia: firmas flexíveis e sempre em mudança que prosperam na indústria eletrônica e em outros ambientes turbulentos. Poder e influencia tendem a acompanhar pessoas com alto conhecimento que parecem capazes de enfrentas os problemas dominantes e de abrir novos caminhos para a fama e a riqueza da