Tocantins
História: É o mais novo dos estados brasileiros, criado em 1988, com o decreto da Constituição brasileira. Antes, as terras que hoje correspondem ao território do Tocantins faziam parte do estado de Goiás. A cidade de Miracema do Tocantins foi escolhida como capital provisória, até que a capital Palmas fosse construída. Em 1989 começou a construção da nova capital, e em 1990 a sede do governo é transferida para Palmas, a partir de então, capital do estado do Tocantins. Na década de 90, a nova capital atraiu milhares de migrantes de diferentes estados.
Alimentação: Tem influencia da cozinha indígena, portuguesa, paulista e mineira. Podemos citar diversas frutas (araçá, bacaba, ingá etc.) o arroz com pequi, biscoito de polvilho, feijão tropeiro, galinhada, peixe na folha de bananeira e outras preparações.
Bicoito de polvilho: tem formatos de uma coroa e feito à base de polvilho, leite de coco, manteiga de leite e açúcar refinado. Os biscoitos são levados ao forno aquecido a 220ºC por 15 minutos.
Peixe na folha de bananeira:
É feito com Tucunaré ou Curimatá Limão, Sal, Pimenta de cheiro, Alho, Cebola, Folha da bananeira.
Leva 1h30min para ficar pronto.
Araçá: é uma fruta que possui espécies variadas, é pequena, arredondada, com sementes e a cor de sua polpa varia de acordo com a espécie, possui grandes quantidades de vitamina A, B e C, além de proteínas e carboidratos.
Manifestações culturais:
Os caretas: são homens que usam máscaras (couro, papel ou cabaça) e seus cipós (chicotes) são feitos de sola ou trançados de palha de buriti, com a intenção de provocar medos nas pessoas e proteger um espaço onde guardam cana-de-açúcar, quem tentar roubar seus mantimentos leva chicotada dos Caretas, numa manifestação da cultura popular. No município de Lizarda, as festas acontecem durante a semana Santa, sexta-feira da paixão seguindo até a madrugada de sábado da Aleluia. A proteção à cana-de-açúcar pode ter relação com a crença