Posições para exames
ENFERMAGEM- TURMA/2°A
POSIÇÕES PARA EXAMES
Sorocaba/2012
ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SOROCABA
ENFERMAGEM- TURMA/2°A
POSIÇÕES PARA EXAMES
Por Nome: Cristiane Nome: Danilo Nome: Hyramaia Nome: Lucimara Nome: Maria Amélia Nome: Marina Nome: Rosane Lais
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Processos de Cuidar, do curso de Enfermagem, turno Noturno, da Universidade ministrada pela profª Janaina Ouchi.
Sorocaba/2012
Introdução
Existem diferentes posições que facilitam a realização de exames físicos e diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Cada uma delas possui características e finalidades próprias. Posicionar o cliente/paciente de acordo com o exame que será realizado significa expor a área que será examinada.
As mudanças de posições podem ocasionar tonturas, mal-estar e palidez. A enfermagem deve ficar atenta quanto a possíveis queixas do cliente bem como orientá-lo sobre a importância da posição corporal assumida, promover sua privacidade e conforto como o uso de lençóis, travesseiros e biombos.
Posições para exames
Posição Fowler:
Manter a cabeceira da cama elevada em aproximadamente 45 graus.
Finalidades: Usado para descanso, conforto, alimentação e patologias respiratórias para tratamento de pacientes com dispneia .
Após Cirurgias: Tireoide, abdominal e/ou cardíaca quando espera-se que haja drenagem em alguns casos de pneumonia,uma vez que esta posição afasta os órgãos abdominais do diafragma aliviando a pressão sobre a cavidade torácica.
Também é usada como prevenção de aspiração pelas vias respiratórias de secreções ou vômitos em pacientes com nível de consciência rebaixados.
SIMs
Lado direito: deitar o paciente sobre o lado flexionando-lhe as pernas, ficando a direita semiflexionada e a esquerda mais flexionada, chegando próxima ao abdômen. Para o lado esquerdo: basta inverter o lado e a posição das pernas.
Manter o braço de “baixo” lateralizado