posições cirúrgicas
O Paciente fica em pé com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo. O peso fica distribuído equitativamente nos MMII.
Posição sentada:
O paciente fica sentado numa cadeira na maca ou no leito com as mãos repousando sobre as coxas.
Exemplos:cirurgia de mamoplastia,dreno de tórax .
Posição/decúbito dorsal:
O paciente fica deitado na maca ou leito com o ventre para cima, membros superiores e inferiores relaxados.O paciente deve ser colocado deitado de costas, com as pernas estendidas ou ligeiramente fletidas para provocar o relaxamento dos músculos abdominais.Os braços devem estar estendidos ao longo do corpo. O lençol que recobre o paciente deve estar solto na cama.
Exemplos:cesariana,tireoidectomia.
Decúbito lateral direito:
O paciente fica deitado com o lado direito para baixo, pernas levemente fletidas, braço direito em abdução, o lado esquerdo para cima e o braço repousando sobre a face lateral da coxa.
Exemplos:cirurgias renais,massagens nas costas.
Decúbito lateral esquerdo:
O paciente fica deitado com o lado esquerdo para baixo, pernas levemente fletidas, braço esquerdo em abdução, o lado direito para cima e o braço repousando sobre a face lateral da coxa.
Decúbito ventral:
O paciente fica deitado com o ventre para baixo, braços fletidos e mãos sob a testa.
Exemplos:laminectomia,cirurgias tórax posterior.
Posição de Litotomia (Litotômica):
Posição que se assemelha à ginecológica. Colocar o paciente em decúbito dorsal, com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados.
As coxas devem estar bem flexionadas sobre o abdômen, afastadas uma da outra e as pernas sobre as coxas. Normalmente, para se colocar o paciente nesta posição, usam-se suportes para os joelhos (perneiras).
Indicações: Cirurgia ou exames de períneo, reto, vagina e bexiga.
Exemplos:hemorroidectomia.histerectomia vaginal.
Posição genu-peitoral:
O paciente deve ser colocado