POSIÇÃO TECNOLÓGICA COMPETITIVA EM P&D
Cleiton Dresch estudante de Engenharia Mecânica, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Unisinos
Katiussa Lima estudante de Engenharia de Produção, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Unisinos
Kelvis Jacobs Dora estudante de Engenharia de Produção, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Unisinos
Tito Alexandre Tauchert estudante de Engenharia Mecânica, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Unisinos
Miguel Afonso Sellitto
Mestre em Engenharia, Professor da disciplina “Metodologia para trabalhos de Engenharia”, Centro de
Ciências Exatas e Tecnológicas, Unisinos,
RESUMO
A tecnologia é a aplicação do conhecimento científico e de engenharia para a obtenção de um resultado prático. A pesquisa acadêmica tem por objetivo promover o conhecimento e o entendimento, já a pesquisa industrial tem por meta o conhecimento aplicável às necessidades comerciais da empresa.
A P&D produz somente um produto, o conhecimento, não produz vendas, rendimentos ou redução de custos. Ela não produz um produto físico para venda ou um processo operacional. Não produz um novo negócio. Nem mesmo produz qualidade. Mas produz o know-how, que é o alicerce de todos os resultados.
Todo esse conhecimento será lançado para o desenvolvimento de nos produtos ou processos, com o objetivo de alcançar esses resultados que a pesquisa propicia iniciar, isto em escala industrial.
Muitas empresas, para se manter na liderança, requerem excelência em todas as funções que contribuem para o sucesso, incluindo-se certamente P&D, para que levem o negócio a uma forte posição tecnológica, bem no fronte das tecnologias de produto e de produção apropriadas.
1. INTRODUÇÃO
Nas próximas décadas, a concorrência se internacionalizará cada vez mais, concentrando-se progressivamente nas potencialidades tecnológicas. Os recursos físicos e
financeiros, as habilidades de trabalho e a tecnologia serão altamente móveis. As empresas