sistemas MRP
OMRP adota uma filosofia de planejamento, cujo foco está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente. O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável. O MRP permite um plano mestre de demanda variável. Esse sistema produz melhores resultados para ambientes de fabricação sob encomenda ou em pequenos lotes, para o qual a produção, por natureza, é não repetitiva.
MRP auxilia as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recursos com o apoio de sistemas de informação computadorizados. MRP tanto pode significar o planejamento das necessidades de materiais como planejamento dos recursos de manufatura. Ao longo do tempo, o conceito de MRP desenvolveu-se de um foco na gestão de operações que auxiliava o planejamento e o controle das necessidades de materiais para se tornar, em anos mais recentes, um sistemas corporativo que apóia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio. Normalmente, o MRP é usado em empresas de manufaturada, embora haja alguns exemplos de aplicação em ambiente não manufatureiros. A Figura mostra o papel do MRP na conciiação do fornecimento e da demanda de recursos.
QUE É MRP?
O MRP original data dos anos 60, quando as letras queriam dizer materials requirements planing (planejamentos das necessidades de materiais) (agora chamado “MRP um” ou MRP I). O MRP L permite que as empresas calculem quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento. Para fazer isso, utiliza os pedidos em carteira, assim como previsões de pedidos que a empresa acha que irá receber. O MRP verifica, então todos os ingredientes ou componentes necessários para completar esses pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo.
O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de quantidades