posiçao tempo
(Atividade com a calculadora gráfica)
Esta atividade permite-nos relacionar o gráfico posição-tempo com o movimento que ele representa.
Vamos utilizar um sensor de movimento CBR2 ligado a uma calculadora gráfica.
Para utilizar a calculadora gráfica e o CBR2 ligue-os através do cabo. O sensor permite medir a distância de um objeto ao sensor em sucessivos instantes.
Se escolhermos um eixo com a direção do movimento e com origem no sensor a distância registada na calculadora dará a posição x em instantes sucessivos.
COMO FUNCIONA O SENSOR CBR2?
O CBR2 envia ultrassons que ao incidirem no objeto, são refletidos e recebidos novamente por ele. Este mede o tempo de ida e volta das ondas e um programa já instalado na calculadora determina a distância a que está o objeto, com base na velocidade de propagação das ondas. Se o objeto estiver a menos de 0,5 m ou a mais de 4 m, o registo da receção das ondas não será muito preciso, pelo que o objeto em estudo de deve mover-se entre estas distâncias.
PROCEDIMENTO
Com o CBR2 ligado à calculadora e utilizando o programa RANGER é possível visualizar os dados experimentais. Para isso pressione a tecla APPS, selecione CBL/CBR pressione duas vezes ENTER, selecione
RANGER, pressione ENTER e escolha 1:SETUP/SAMPLE e selecione:
.
Com o cursor em START NOW (canto superior direito do ecrã) pressione ENTER duas vezes. Será possível ver os dados experimentais adquiridos e o respetivo gráfico.
1
1. Coloque-se a cerca de 0,5 m de distância do sensor. Quando acionar o programa na calculadora afaste-se devagar do sensor com velocidade constante. Observe o gráfico com os pontos experimentais traçados no ecrã da calculadora.
1.1. Indique quais as grandezas registadas nos eixos dos xx e dos yy e quais as respetivas unidades.
1.2. As ordenadas dos pontos experimentais registados no gráfico aumentam ou diminuem? Relacione esse aumento ou diminuição com o