nkds
Devemos ainda, na mensuração deste custo, determinar a forma de capitalização dos juros a ser adotada, capitalização simples ou capitalização composta.
O sistema de capitalização simples é aquele onde a implicação dos juros se dá somente sobre o valor do principal de acordo com a periodicidade determinada, ou seja, em uma determinada aplicação onde o principal é X e a taxa de juros Y% ao mês a rentabilidade será, sempre, a cada período, X.Y% descartando, no próximo período, o valor resultante da capitalização do mês anterior incidindo, assim, somente sobre o principal inicial.
Já no sistema de capitalização composta, o capital é remunerado em função do valor existente no inicio de cada período de capitalização, ou seja, a rentabilidade do aplicador a cada período é calculada levando em consideração o valor da aplicação inicial acrescido do valor resultante da rentabilidade do período anterior sendo que, no segundo período, por exemplo, a capitalização será (X+X.Y%).Y%. Desta maneira, é proporcionada uma maior rentabilidade à aplicação.
Tendo estes dois tipos de capitalização como base, as empresas, em seu dia a dia, visando uma constante redução de custos e aumento de receitas em todas as áreas, devem sempre procurar enquanto tomadoras de crédito, linhas que utilizem a capitalização simples como forma de calcular os juros a serem pagos, pois são calculados somente sobre o valor do principal e não rentabilizados a cada período.
Por outro lado, quando consideramos que a empresa detém capital disponível para aplicação, a mesma, a fim de maximizar seus ganhos, deverá identificar aplicações onde o sistema de