Relat Rio 2 Esfera Na Canaleta Atualizado
1. Introdução 3
2. Objetivos 3
3. Resumo 3
4. Introdução Teórica 4
5. Material Utilizado 4
6. Procedimento Experimental 6
7. Resultados 14
9. Conclusão 19
10. Referências Bibliográficas 20
1. Introdução
O movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) acontece quando há variação da velocidade de uma partícula, assim pode-se dizer que esta sofreu uma aceleração. Neste caso, a velocidade varia com a mesma taxa durante o movimento. Um corpo em queda livre possui uma aceleração constante quando os efeitos de resistência do ar são ignorados, o mesmo ocorre quando um corpo escorrega ao longo de um plano inclinado (ou em uma superfície horizontal com atrito). A partir desse pensamento, o experimento procura estimar a aceleração de um corpo que se desloca em um plano inclinado.
2. Objetivos
Este experimento possui como objetivos principais caracterizar o movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA), obter as seguintes conclusões: a aceleração é uma função do ângulo de inclinação da rampa e que a queda livre é um caso particular do MRUA, utilizando a teoria dos erros para fazer os gráficos x(t) (posição em função do tempo) e x() (posição em função do tempo ao quadrado) e utilizar o método dos mínimos quadrados para encontrar a aceleração, após ser encontrada a aceleração será determinado à equação do movimento x(t) e a velocidade instantânea para cada uma das posições da esfera.
3. Resumo
Nesse experimento, trata-se sobre o movimento retilíneo uniformemente acelerado, onde se pode constatar que o movimento possui uma aceleração constante. Para ser realizado esse experimento foi utilizada uma garrafa pet possuindo três furos em posições diferentes que serviram como um suporte para mudar (aumentar ou diminuir) o ângulo da canaleta, assim foi possível determinar a aceleração da esfera metálica em cada ângulo. Primeiramente posicionou-se a canaleta na menor posição da garrafa, sendo determinadas cinco medidas para cada distância (30