LUC FERRY FILOSOFIA
Graduação em Direito
A sabedoria dos modernos
(Luc Ferry e A. Comte)
Belo Horizonte
2014
Questão 1 – O que Luc Ferry entende por “materialismo”? Para Ferry, a vida material produz e determina a vida do espírito. O materialismo busca aprofundar o conhecimento já existente, mostrando o que realmente ocorreu/o que é determinante, devido a isso, faz críticas à filosofia e à religião. O receio de ser considerado reducionista dos biólogos não altera o materialismo existente no ambiente. O materialismo das filosofias elimina a hipótese de liberdade individual, ideia essa que se soma com as ideias dos biólogos, que também excluem a liberdade suplementar. A complexidade não é considerada liberdade. Ela somente afeta nossos próprios conhecimentos. As explicações dos biólogos materialistas falam o básico/o essencial, sem explicar detalhadamente tudo, porém acreditam que tudo possa ser explicado.
O materialismo para Ferry, possui quatro objeções: a objeção moral, a dissolução do eu, o círculo hermenêutico e a não-falsificabilidade do materialismo. A primeira se refere a capacidade de se limitar a uma etologia, subestimando a matéria moral, que é a maneira ilusória de entender a etologia. A segunda mostra que é necessário renunciar qualquer particularidade, ou seja, pensar sem levar em consideração sua própria opinião. A terceira, afirma que o “conhecimento do cérebro por si só nunca poderá ser objetivo, pois é inteiramente determinado por suas estruturas próprias”, ou seja, não é possível conhecer fazendo parte do conhecimento. E o quarto, mostra a hipótese do determinismo materialista, que somos determinados por todos os aspectos nos quais estamos inseridos.
Questão 2 – O que Andre Comte Sponville define por “materialismo”?
Materialismo para Comte tem dois sentidos, o trivial e o filosófico. Para ele, o trivial é marcado pelos prazeres corporais, ou seja, a vida seria voltada para satisfazer