Positivismo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - ICSA
ADMINISTRAÇÃO
ALEXANDRE DO VALE DA SILVA - 201404240102
MAYCO DE CASTRO DIAS - 201404240139
O POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTE
Belém-PA
2014
Sumário
Contexto Histórico 3
Augusto Comte 4
Positivismo 7
A Lei dos Três Estados 8
A Classificação das Ciências 9
A Humanidade 10
Referências 13
Contexto Histórico
Revolução Francesa
No ano de 1789, a população da França era a maior do mundo e estava dividida em 3 estados: O 1º estado era o clero (alto e baixo clero), o 2º estado era a nobreza (cortesão, provincial ou de Toga) e o 3º estado era o povo (camponeses, grande burguesia, média burguesia, pequena burguesia, sans-culottes). Diante de sua posição social, o clero e a nobreza possuíam vários privilégios (como por exemplo: não pagarem impostos), isso começou a incomodar o 3º estado, que arcava com as despesas dos primeiros estados sozinho.
O povo, influenciados pelos ideais iluministas, que valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento, estimulando o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano. o 3º estado começou a se revoltar e lutar pela igualdade de todos perante a lei. Queriam combater o absolutismo monárquico e os privilégios da nobreza e do clero.
A economia francesa estava num período de crise: a agricultura estava enfrentando dificuldades como secas e inundações, a indústria têxtil enfrentava concorrência com os tecidos ingleses e o comércio foi prejudicado por tudo isso, gerando fome, miséria, desempregados e marginalização.
Em 14 de julho de 1789, o povo foi às ruas e o primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha, desencadeando assim A Queda da Bastilha, que marcou o início do processo revolucionário. Grande parte da nobreza deixava a