Positivismo
Para eles é a imaginação nada mais é que a subordinação, e a observação em algo concreto. materialista e idealista substituem a teologia e metafisica pelo culto á ciência, o mundo espiritual, pelo mundo humano, o espiritual pela matéria. De acordo com os positivistas, pode - se afirma que uma teoria é correta se ela foi comprovada pela ciência, para eles o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
No brasil o lema "Ordem e Progresso" são inspirados no positivismo, "Amor como principio e ordem como base, o progresso como meta", vários envolvidos na proclamação da republica no brasil, eram seguidores das ideias de Augusto Comte.
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Para os positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores colocavam no mundo além-túmulo.
O positivismo é uma reação radical ao transcendentalismo idealista alemão e ao romantismo, no qual os afetos individuais e coletivos e a subjetividade são completamente ignoradas, limitando a experiência humana ao mundo sensível e ao conhecimento