positivismo
* SURGIU NO SÉCULO XIX;
* INSPIRADA NO ILUMINISMO E NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;
* A CIÊCIA É CONSIDERADA O ÚNICO CONHECIMENTO POSSÍVEL, TORNANDO SE O NOVO DEUS DA HUMANIDADE.
DISCUSSÃO
AUGUSTO CONTE:
* PRIMEIRO REPRESENTANTE E PRINCIPAL SISTEMATIZADOR DO PENSAMENTO POSITIVISTA;
* NASCEU NA FRANÇA;
* NA SUA FILOSOFIA POLÍTICA EXISTIA A LEI DOS 3 ESTADOS: - O TEOLOGICO: MENTALIDADE MÍTICA- OS FENOMENOS RESULTAM DA AÇÃO DOS DEUSES. - O METAFÍSICO:CONTESTO DA RAZÃO FILOSÓFICA EM QUE SE BUSCA EXPLICAR A ORIGEM E O DESTINO DO UNIVERSO. - O POSITIVO: CONTEXTO DO APARECIMENTO DA CIÊNCIA- A MATURIDADE DO ESPIRITO HUMANO.
DE ACORDO COM COMTE, A SOCIEDADE APRESENTA DUAS LEIS:
A ESTÁTICA: ESTUDA AS CONDIÇÕES CONSTANTES DA SOCIEDADE OU A ORDEM;
DINÂMICA SOCIAL: ESTUDA AS LEIS DE DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DE QUALQUER SOCIEDADE, OU SEJA O PROGRESSO. OUTRO PENSADOR POSITIVISTA IMPORTANTE FOI HEBERT SPENCER, TAL COMO PARA COMTE, A CIÊNCIA EM SPENCER DEVE SEGUIR UMA ORIENTAÇÃO EMPIRISTA. TEMOS TAMBÉM ÉMILE DURKHEIM, PARA ELE O PAPEL DA EDUCAÇÃO É DE GARANTIR A INTEGRAÇÃO DO INDIVÍDUO AO MEIO SOCIAL.
OBJETIVO
O objetivo do método positivo de investigação é a pesquisa das leis gerais que regem os fenômenos naturais. Assim, o positivismo diferencia-se do empirismo puro porque não reduz o conhecimento científico somente aos fatos observados. É na elaboração de leis gerais que reside o grande ideal das ciências. Com base nessas leis, o homem torna-se capaz de prever os fenômenos naturais, podendo agir sobre a realidade. Ver para prever é o lema da ciência positiva. O conhecimento científico torna-se, desse modo, um instrumento de transformação da realidade, de domínio do homem sobre a natureza. As transformações impulsionadas pelas ciências visam o progresso ; este, porém, deve estar subordinado à ordem.
TABELA
( AUGUSTO CONTE X HERBERT SPENCER) COMTE
*ACREDITA NO PROGRESSO DA HUMANIDADE.
* NÃO INTEGRA NA SUA FILOSOFIA A TEORIA DA