positivismo e sociologia
Formosa
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
As políticas de proteção aos idosos ainda são parcialmente respeitadas nos municipios.
O envelhecimento populacional modifica a participação dos grupos na vida econômica, ou seja, interfere diretamente na economia do país, modifica as várias relações políticas, o que desafia as famílias e a sociedade a encontrar soluções para estas questões que são tanto legais quanto éticas.
Apesar do envelhecimento populacional ser amplamente reconhecido como uma das principais conquistas sociis do século XX, reconhece-se, também, que este trás grandes desafios para as políticas públicas. Um dos mais importantes é de assegurar que o processo de desenvolvimento econômico e social ocorra de forma continua, com base em principios capazes de garantir um patamar econômico mínimo para a manutenção a dignidade humana, quanto a equidade entre os grupos etários na partilha dos recursos, direitos e responsabilidades sociais.
2- O RÁPIDO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL Os dados demográficos comprovam o crescimento acentuado da população idosa, indicando que o Brasil possui mais de 14,5 milhões de cidadãos acima de 60 anos, devendo ser o sexto país com maior população idosa do mundo nos próximos anos.
A previsão é que em 2020 serão 27.173.600 idosos. Esse envelhecimento se deve, em grande parte, à diminuição da taxa de fecundidade que tem como causas o crescente número de mulheres no mercado de trabalho, os novos métodos contraceptivos, a implantação de planejamento familiar; assim como a melhoria das condições de vida, ocasionada notadamente pelo saneamento e pelas tecnologias médicas.
Em virtude disso, a