Positivismo no brasil
Tendo como pai Auguste Comte; o positivismo é uma corrente filosófica que defende que as ideias; a percepção humana tem como base a observação e a exatidão, abandonando as teorias que são tidas como especulatórias de origem na Teologia e na Metafísica. Conforme Comte aborda, as ciências positivistas são a Física, Química, Biologia, Astronomia, Matemática, incluindo também a Sociologia que utiliza-se de dados estatísticos.
Como ressalta Giddens (1978:318-19), devemos a Auguste Comte (1798-1857) os termos "positivismo" e "sociologia" e, naturalmente, a idéia de que "o advento da Sociologia deveria marcar o triunfo final do positivismo no pensamento humano". Ele também nos lembra que coube a Émile Durkheim (1858-1917) "ligar intimamente a estrutura lógica", estabelecida por Comte já em seus Cursos de Filosofia Positiva, "ao funcionalismo moderno", ampliando a concepção de que a Sociologia seria uma "ciência natural da sociedade".(BARRETO, 1998).
Tal como na frase presente na bandeira do Brasil; é baseada no lema de Comte sobre o positivismo; “amor como princípio e ordem como base; progresso como objetivo”, e o criador da bandeira simplificou esta frase para “Ordem e Progresso”. Esta implementação vem demonstrar a influência das idéias de Comte e o positivismo no país; sobretudo em pensadores e adeptos que defendiam a sua utilização. Esta mudança da bandeira ocorreu no período onde a monarquia foi derrubada, e instalada uma república pelas pessoas que seguiam os pensamentos de Comte.
1 DA ORIGEM DO POSITIVISMO
A formulação do pensamento positivista teve sua origem no século XVIII e após os trabalhos de Auguste Comte, iniciou-se então a ampla difusão destes estudos elaborados por Comte.
Conforme Silva (1999) aponta, é possível criar uma divisão do positivismo enquanto a seu período de presença em duas fases, tal como o pré-positivismo (Séc XVIII) e o positivismo de Comte, no início do século XIX.
O chamado pré-positivismo, teve sua origem na