Position paper
MBA LIDERANÇA E GESTÃO ORGANIZACIONAL
Data: 14.04.2011
O presente Position Paper tem como objetivo principal apresentar conclusões sobre os assuntos abordados nos textos: Gerenciando a Si Mesmo, de Peter F. Drucker e Ser Proativo: Princípios da Visão Pessoal de Stephen Covey. Após análise crítica compreendi como sendo de grande importância para nosso desenvolvimento. Nos textos os autores apresentam conceitos a respeito das pessoas, seus comportamentos e visão de si mesmas. Somos seres dotados de uma ferramenta chamada autoconsciência, ou seja, habilidade para pensar a respeito do próprio processo de pensamento e das escolhas que fazemos ao longo de nossa vida. A proposta principal é olhar para si mesmo e analisar qual a sua forma de agir ou reagir. Somos proativos por natureza, mas com as influências do meio, educação e conflitos, reagimos de uma determinada forma, pois temos a liberdade de escolher nosso destino. Em muitas situações o que nos magoa ou alegra não a situação em que estamos, mas como reagimos a estas situações.
O ideal é fazer uma análise de si mesmo. Buscando compreender o que realmente é importante para mim, quais os valores que priorizo na minha vida, como eu encaro meus relacionamentos e será que sei no que sou bom? Muitas pessoas somente reagem as situações. Somente uma pessoa proativa é capaz de condicionar um impulso a um valor, pensado, escolhido e interiorizado, enquanto pessoas reativas são levadas pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente.
Na minha experiência, no âmbito organizacional de uma empresa familiar, observo que muitas pessoas geralmente reagem as situações, que ser proativo é um predicado de poucos. Cabe refletir, o que é ser proativo? É gostar do que se faz? É envolver-se? Comprometimento? É tomar atitude? As pessoas nem conseguem definir, pois geralmente as respostas estão direcionadas a sua vivência organizacional a sua experiência de vida. Colaboradores proativos é o sonho de