Position Paper
DISCIPLINA: HISTÓRIA-NATUREZA E CULTURA
PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL
ADRIELLY NASCIMENTO CARDOSO LOPES
Na obra Patrimônio, natureza e Cultura, José Augusto Drummond deixa claro que entre o patrimônio cultural e o natural existe grande aproximação, e há principalmente, a presença de fatores que diferencia esses patrimônios. Esclarece também, as distinções e marcas herdadas pelas culturas humanas nas paisagens naturais, que são fatores relevantes que levam a argumentação acompanhada de citações encontradas em textos de biologia, ecologia, história ambientais, entre outros. E à discussão de significados e definições dos cinco conceitos: Natureza, Cultura, Cidade/Urbano, Campo/Rural.
Natureza
É clara a exterioridade da natureza em relação à cultura, pois existe anterior à cultura. É comumente conhecida como o conjunto de água, ar, rochas, comunidades, populações, etc. Não possui intervenção humana.
Drummond exibe que tal distinção é notada pela capacidade que a cultura humana possui de modificar a natureza, não substituindo as dinâmicas da história natural.
Cultura
Conjunto de conhecimento, crenças, arte, moral, costumes e leis criadas pelo indivíduo (ou conjunto de indivíduos) de uma determinada região.
É também expressada nos objetos construídos pelos humanos. Construída de um esforço para entender e controlar a natureza, que também cria caminhos para a cultura.
É mostrado na obra que a cultura modifica a natureza, porém é incapaz de reconstruir a natureza à sua vontade.
Cidade/Urbano
Lugar onde os humanos avançam suas habilidades de construir, aterrar, perfurar e nivelar, criando suas casas, locais de trabalho, e onde passam maior parte do tempo. Onde há patrimônio cultural/histórico (arquitetura, templos, urbanismo, monumentos, etc.).
De acordo com os fatos expostos na obra, neste local a cultura predomina sobre a natureza, fazendo com que alguns chamem de “segunda natureza”. Por causa da ausência de campo, é