Position Paper Estudos De Caso
Dalila Giovana Pagnoncelli Laperuta1
1. INTRODUÇÃO
O estudo de caso é uma metodologia comumente utilizada em produções científicas, geralmente associado a outras metodologias. Este trabalho objetiva investigar o uso desse método, com foco nas abordagens longitudinal e retrospectiva (estudos simultâneos aprofundados), utilizadas simultaneamente, num mesmo problema de pesquisa. No desenvolvimento deste estudo, ressalta-se a importância do contexto, planejamento e estrutura para a escolha do método; após a análise destes estudos de caso com metodologia combinada, notam-se as vantagens, desvantagens e particularidades do estudo, o que resulta numa espécie de guia para orientar o pesquisador nas escolhas de modelagem do método de acordo com o objetivo almejado, no intuito de gerar resultados cuja aplicação possa ser generalizada e/ou então alcançar maior validade dentro de um contexto específico.
2. DESENVOLVIMENTO
Um estudo de caso único é relevante para investigar um problema em um contexto específico, somente se o problema em questão é desconhecido pela ciência (SCHENATTO, 2014). Então, vale a pena o pesquisador investigar aquela situação no intuito de estabelecer um primeiro caso que posteriormente será estendido para outros cenários. Geralmente, após a identificação de um “novo” problema e sua pesquisa aplicada, teorias são geradas, consolidadas ou contestadas. Portanto, ao propor um estudo de caso, o pesquisador precisa validar o problema; caso a resposta seja conhecida pela ciência, mas desconhecida pelo pesquisador, o mesmo precisará estudar a teoria, e então procurar brechas ou falhas na mesma, para então propor um estudo de caso que responda a essas questões.
No caso das pesquisas que envolvem estudos de caso com foco no processo, sugere-se adotar como escolha metodológica um número de casos considerável num período