posicionamento radiologico
Posição do paciente: posição ortostática ou em decúbito dorsal.
Posição da incidência: Abaixar o queixo, posicionando a LOM perpendicularmente ao RI e alinhar o plano sagital médio ao RC a linha media da mesa ou Buck.
Filme: 24x30.
Raio central: posicionar o RC a 30° caudais em ralação a LOM ou 37° em ralação a LIOM e centraliza-lo no plano sagital médio 6 cm acima da glabela para atravessar o forame magno ao nível da base do crânio.
Distancia: 1 metro.
Colimação: Colimar as margens externas do Crânio.
Respiração: prender a respiração.
Estruturas: Crista galli, Seio frontal, Septo nasal, Concha nasal inferior, Corpo da mandíbula, Seio maxilar (maxila), Asa menor do esfenoide, Osso frontal, Sutura Sagital, ATM, Células areadas da mastoide, Osso Temporal, Órbita base, Osso Frontal Base da Órbita.
Estruturas Mostradas: fraturas do crânio (deslocamento medial e lateral), processos neoplásticos e doença de paget.
POSIÇAO EM PERFIL DIREITO E ESQUERDO DO CRANIO COM METODO DE TOWNE
Posição do paciente: posição ereta ou deitada em posição de nadador.
Posição da incidência: alinhar a linha interpupilar perpendicularmente ao RI. Alinhar o plano sagital médio paralelamente ao RI. Ajeitar o pescoço para alinhar a LIOM perpendicularmente ao RI.
Filme: 24x30.
Raio central: centralizar 5 cm acima do MAE ou no meio da distancia entre a glabela e o ínio para outros tipos de morfologia craniana.
Distancia: 1 metro.
Colimação: Colimar as margens externas do Crânio.
Respiração: prender a respiração.
Estruturas: Metades cranianas superpostas com o detalhe superior da região lateral do crânio mais próxima ao RI. A sela turca inteira, incluindo os clinóides anteriores e posteriores e o dorso da sela. Sela turca e clivo são mostrados em perfil.
INCIDENCIA PA AXIAL DE CRANIO COM METODO DE CALDWELL
Posição do paciente: posição ereta ou em decúbito ventral.
Posição da