POSICIONAMENTOS RADIOLÓGICOS DOS MEMBROS INFERIORES
8169 palavras
33 páginas
POSICIONAMENTOS RADIOLÓGICOSDOS MEMBROS INFERIORES
Michele Patrícia Muller Mansur Vieira 1
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A radiografia é, geralmente, a primeira escolha médica como método de diagnóstico por imagem. Esta é requerida em duas projeções radiográficas, em planos perpendiculares que se complementam com o objetivo de identificar extensões de traumas, fraturas e outras alterações patológicas. Já as modalidades da tomografia computadorizada e ressonância magnética são considerados métodos de diagnóstico complementares.
Para a execução de tais projeções radiográficas dos membros inferiores serão apresentados neste
texto
os
seguintes
itens: abordagem ao usuário,
características para a execução de exames, as incidências radiográficas e respectiva condução para a realização desses exames radiológicos.
1
Técnologa em Radiologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Saúde Pública pela University of Essex; Professora do Curso Técnico em
Radiologia do Instituto Federal do Paraná.
1
1.1 ABORDAGEM AO USUÁRIO
Todo usuário de serviços de imagem deve ser devidamente identificado, o que significa chamá-lo pelo nome completo, verificar sua data de nascimento, a fim de que os procedimentos sejam executados na pessoa correta, evitando possíveis erros e certificando-se de que o indivíduo correto é quem será submetido ao exame.
Conduzir o usuário a um local adequado para a troca da vestimenta, orientando-o a remover quaisquer objetos e roupas espessas que estejam na região de interesse e que possam gerar artefatos na imagem. Um exemplo se refere a remoção do adorno tornozeleira, para o exame de tornozelo.
A organização da sala de exames para o procedimento pode ser feita enquanto o usuário faz a troca da vestimenta. Neste momento o técnico pode pré selecionar alguns dos parâmetros técnicos, os receptores de imagens e demais acessórios radiológicos que poderão ser utilizados.
Estando o