pos lab 1
Sim. Porque quando falamos em poder oxidante e redutor estamos analisando o comportamento químico dos elementos da tabela periódica, podemos dizer que o poder redutor está relacionado com as suas propriedades periódicas.
2) Explicar os principais fenômenos observados no experimento.
A energia de ionização de um átomo é a energia mínima necessária para remover um elétron desse átomo no estado fundamental. Em cada período, a energia de ionização aumenta com o número atômico. A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio a substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons, já a redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons.
3) Pesquisar os valores das energias de sublimação para o sódio (Na) e magnésio (Mg) e calcular as energias das reações (parciais) envolvendo os metais utilizando o ciclo da página 10 e os valores tabelados na página 11.
Calor de sublimação do magnésio = 148 KJ/mol
H Mg = Hf Mg - Hi Mg
H Mg = 7700 – 1450 - 750
H Mg = 5510 Kj/mol
Calos de sublimação do sódio = 108,5Kj/mol
H Na = Hf Na – Hi Na
H Na = 4.600 - 500
H Na = 4.100 Kj/mol
4) Pesquisar a fórmula estrutural da fenolftaleína e das suas formas ácida e básica, além de suas respectivas colorações. Buscar explicações para essas diferenças.
Sua coloração muda de incolor em meio ácido para rosa em soluções básicas. Se a concentração do indicador é particularmente forte, ela apresentará a cor roxa.
5) Explicar as diferenças observadas nas reações apresentadas pelo Mg e pelo Na com a água baseando-se nas suas respectivas energias de ionização.
Sódio
A - Calor de sublimação do sódio = 108,5 Kj/mol
B - 1ª energia de ionização do sódio = 496 Kj/mol
C - Calor de hidratação do sódio = - 404 Kj/mol
A + B + C
H de redução = 108,5 Kj/mol + 496 Kj/mol –