POS GRADUACAO
INTRODUÇÃO
Temas como valores organizacionais, respeito à comunidade, aos consumidores, ao meio ambiente, ao trabalhador, discriminação racial e trabalho infantil, entre outros, estão hoje cada vez mais integrados às boas práticas da excelência de uma organização.
Constata-se que a responsabilidade social é um conceito em construção. O próprio termo, parece, está em processo de definição. Lê-se e ouve-se de várias pessoas ligadas à área de gestão os vocábulos Responsabilidade Social, Cidadania Corporativa e Gestão Social. A previsão feita por alguns especialistas é que todos estes termos sejam substituídos por um outro, mais abrangente e definitivo: Responsabilidade Organizacional. A palavra “social” corre o risco de ser suprimida por passar um sentido limitado ao tema que já se configura como a quarta grande onda das mudanças organizacionais, vinda no esteio dos movimentos pela qualidade, pela saúde e segurança do trabalho e pela proteção ao meio ambiente. Uma vem acompanhada pela outra e o mais importante é que tudo se engloba em responsabilidade social que é o movimento da gestão sustentável das organizações. A ética e sustentabilidade prega o uso responsável dos fatores sociais ambientais em seu ambiente interno e externo valorizando e destacando ações para os seres humanos bem como para o planeta.
DESENVOLVIMENTO
A gestão das organizações, então, ganha contornos cada vez mais sistêmicos, exigindo criatividade e multiplicidade de habilidades para garantir a sobrevivência. A gestão da qualidade, a gestão ambiental e a gestão da segurança do trabalho têm agora a companhia de gestão da ética, da transparência e da responsabilidade social. Este trabalho reflete tal desenvolvimento das metodologias de gestão e colabora com a ciência da gestão das organizações ao investigar