Lucascolognesi
3317 palavras
14 páginas
DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUAINTRODUÇÃO
Com o crescimento da indústria naval e devido às recentes descobertas de grandes jazidas de petróleo do Pré- Sal, o cenário Offshore vive hoje, o seu melhor momento dos últimos anos.
A busca por novas tecnologias e meios de exploração dos reservatórios de petróleo aquece o segmento industrial, o que impulsiona na construção de plataformas e navios de apoio. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e
Offshore (Sinaval) estima-se que a demanda por plataformas de produção de diversos tipos é estimada em cerca de 150 unidades até 2020.
Além da necessidade natural de água potável das pessoas que habitam, operando e mantendo as plataformas para sua higiene pessoal e ingestão, alguns processos industriais utilizados num navio ou plataforma exigem para um bom funcionamento que se utilize água com um teor muito baixo ou sem teores de sais dissolvidos.
Para a obtenção de água nessas condições são utilizados processos de dessalinização de água do mar. A dessalinização é o processo de transformar água salgada água potável. É uma alternativa que já vem sendo bastante utilizada em países do Oriente Médio como Israel e o Kuwait, além da Austrália, devido à escassez de água potável nestes países.
A produção de água em navios ou plataformas é obtida geralmente através de processos de destilação ou osmose reversa, e também por eletrodiálise não muito convencional na área naval.
A tecnologia da Osmose reversa é a mais utilizada, pois permite a obtenção de água desmineralizada ultrapura que servem para utilização em diversos tipos de equipamentos existentes nas plataformas. 2 No Brasil, a utilização de dessalinização pelo processo de Osmose Reversa teve inicio com a Petrobras , em 1987, para atender às suas plataformas marítimas.
Desde então, devido à sua excepcional eficiência purificadora, a osmose reversa vem sendo