Português Instrumental
1.
A produção do texto técnico-cientifico exige domínio especifico do tema e conhecimento da língua em que será produzido. Sua característica é o seu objeto, que veicula o fruto de alguma investigação cientifica. Por essa razão, os textos acadêmicos se diferenciam dos demais gêneros textuais em sua estrutura, seu propósito interlocutivo, seu conteúdo e estilo verbal.
Percebe-se que os textos não acadêmicos possuem diversos objetivos, que podem nos permitir o uso de uma linguagem informal (publicação no facebook, bilhetes, e-mail pessoal etc.), assim como também, podem nos exigir o uso de uma linguagem formal (memorando, edital de concursos, carta comercial etc.).
No entanto, concernente aos textos acadêmicos, pode-se ressaltar que o seu objetivo é levar ao leitor assuntos específicos de seu interesse, sempre utilizando uma linguagem formal e uma estrutura textual clara, sendo coerente e conciso no conteúdo abordado. Normalmente os textos acadêmicos são divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão, independente das variedades de textos (fichamento, resenha, resumo etc.). Portanto, percebe-se a especificidade dos textos acadêmicos quanto à necessidade de usar a norma padrão da língua portuguesa, organizar sua estrutura padronizada (introdução, desenvolvimento e conclusão) e seguir as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), desta forma se diferenciando dos demais gêneros textuais.
2.
TEMA: A Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: Processo de Inclusão
OBJETIVO: Analisar como se processa a Educação Profissional de pessoas com deficiência na Rede das Escolas de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, verificando de que forma ocorre a inclusão desses sujeitos sociais.
METODOLOGIA: Pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando questionários e entrevistas para a coleta de e registro de dados e análise dos dados coletados. RESULTADO E CONCLUSÃO: Percebeu-se a incoerência