entropia e energia livre
Entropia e Energia livre
Recife - PE
Junho - 2013
Colégio 2001
Aluna: Amanda Renata Soares Silva
Professor Orientador: Marcio
Disciplina: Química
2ª série A, ensino médio, manhã.
Recife - PE
Junho – 2013
Entropia e energia livre
Entropia é uma grandeza termodinâmica relacionada com o grau de desordem dos sistemas (aumenta com a temperatura)
SA (g) > SA (l ) > SA (s)
Uma reação espontânea é a que tende a ser a mais exotérmica (entalpia mínima ou menor valor de H) e, ao mesmo tempo, a que tende a uma maior distribuição de matéria e energia (entropia máxima ou maior valor de S). Energia Livre de Gibbs: A energia livre liberada numa reação é a energia máxima que é livre para produzir trabalho útil. Mede a relação entre a entalpia e a entropia através da equação de Gibbs e prevê a espontaneidade de uma reação química.
Equação de Gibbs:
Uma vez que H e S variam muito pouco com a temperatura, temos que:
Energia livre
A energia livre recebeu este nome em função de ter sido deduzida pelo cientista Josiah Willard Gibbs, nos Estados Unidos no século XIX, cientista este que foi responsável pelos fundamentos da termodinâmica e pela Físico-Química.
A energia livre de Gibbs (∆Gº), é uma grandeza termodinâmica definida como a diferença entre variação de entalpia(∆Hº) e a temperatura (T) vezes a variação de entropia (∆Sº) em uma reação. De acordo com a equação abaixo:
∆Gº=∆Hº – T∆Sº onde: ∆Hº= é uma função de estado chamada de variação de entalpia que informa a variação de energia em pressão constante.
T= a temperatura é uma grandeza física intensiva que é influenciada ou sofre influência das variações energéticas durante a movimentação das partículas.
∆Sº= a variação de entropia é uma função de estado que informa a variação de energia em função do estado de liberdade das partículas. A