Português esclarecido
Na língua portuguesa temos diversos aspectos que nos ajudam a entender a língua de uma maneira mais clara. Entre esses termos temos por exemplo: língua, linguagem, fala, variações linguísticas e signo. Ao longo do texto veremos as explicações sobre os mesmos.
Linguagem seria algo que já nasce com os seres humanos, ou seja é algo natural. É um sistema de comunicação. Podemos dividir a linguagem em quatro formas diferentes, linguagem verbal que seria a linguagem que se utiliza de textos, linguagem visual aquela é baseada nas imagens, sonora que seria a linguagem que usa os sons e a mista que nada mais é do que uma mistura de duas ou mais formas da linguagem.
Língua seria o idioma que falamos, ou seja é um código que palavras que pode ser aprendido por qualquer um, sendo assim artificial.
Fala seria o ato de expressar verbalmente, é a forma individual de concretizar a língua, podendo sofrer variações linguísticas.
Variações linguísticas são as diferentes formas que a língua pode ser afetada, entre as variações temos geográfica, sociocultural, situacional.
Signo foi um conceito estudado por dois pensadores, Ferdinand de Saussure e Charles Peirce. Saussure afirmava que o signo é algo usado no lugar outra coisa. E utilizava de dois conceitos para ser mais claro, significado e significante. Significado seria o conceito, ou seja a parte imaterial do signo, como por exemplo a palavra morango. Significante é um som, letra, imagem, como por exemplo o desenho de um morango.
Com esses conceitos podemos compreender a língua portuguesa de maneira clara e ampla.