português de Oswald de andrade
UNIVERSIDADE FEDRAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DÉLIA RIBEIRO LEITE
11 DE NOVEMBRO DE 2004
O POPULAR NA OBRA DE
OSWALD DE ANDRADE
1- O POPULAR
A palavra popular vem do latim populare e etimologicamente significa “de ou do próprio povo”. A significação se estende a outros conceitos como: “feito para o povo, agradável ao povo, democrático”, até chegar em: “vulgar, trivial, ordinário, plebeu”. Há uma diferença, no entanto, entre o conceito de popular e a representação deste em obras artísticas, e, particularmente, literárias. Isto porque as representações podem retratar o povo, sem, no entanto, atingi-lo. Dessa forma, pensar neste conceito em uma obra literária não significa simplesmente encontrar as representações de uma cultura popular, mas também entender as relações entre estas manifestações e os indivíduos que elas representam.
O Modernismo foi importante neste sentido porque buscava retratar as manifestações populares de forma verdadeira, e não mistificada. Buscava, assim, reforçar a identidade brasileira. O problema, no entanto, está em se estabelecer até que ponto estas representações influenciaram não só a cultura dominante brasileira- já que iam contra as manifestações até então vigentes; mas também a cultura popular- que, então, se inseriu verdadeiramente nas artes nacionais. Isto porque só a arte que integrasse estas duas culturas poderia representar o Brasil, na visão dos modernistas. De acordo com Benedito Nunes:
“O ideal do Manifesto da Poesia Pau-Brasil é conciliar a cultura nativa e a cultura intelectual renovada, a floresta com a escola num composto híbrido que ratificaria a miscigenação étnica do povo brasileiro, e que ajustasse, num balanço espontâneo da própria história, “o melhor de nossa tradição lírica” com “o melhor de nossa demonstração moderna”.
(NUNES, 1978, p. XXIII)
Dessa forma, o que os modernistas pretendiam era reformular a visão de cultura
até