Português 6º ano
Narração é o relato de acontecimentos, reais ou fictícios, com a participação de personagens cujas ações são contadas por um narrador.
O texto narrativo apresenta um enredo, formado por uma sequência de fatos dos quais participam personagens, em determinado lugar e em determinado tempo.
Em geral, o enredo de um texto narrativo apresenta as seguintes partes:
introdução ou apresentação: começo da história em que se situam os fatos iniciais; conflito: acontecimento que altera a situação inicial e complica o enredo; clímax: momento de maior tensão, quando o conflito atinge seu ponto máximo; conclusão ou desfecho: solução do conflito, que pode ser feliz, cômica, trágica, surpreendente.
Numa narrativa costuma haver os elementos a seguir:
Fatos: conjunto de acontecimentos encadeados que constituem o enredo ou a trama.
Personagens: pessoas ou seres personificados que vivem os fatos narrados; podem ser protagonistas, antagonistas ou personagens secundários.
Tempo: época em que a história se passa; quanto tempo duram os fatos.
Lugar: espaço ou cenário onde ocorrem os fatos.
Narrador: aquele que conta os fatos: pode ser personagem ou observador.
Os homens do ar
Em sua prisão, Dédalo continuava a trabalhar. Porém, cansado dessa estadia forçada em Creta e querendo voltar para Atenas, pôs o filho a par de suas intenções:
“Minos pode nos fechar os caminhos da terra e das águas, mas o dos céus permanece aberto. É por ele que iremos. Minos pode ser senhor de tudo, menos do ar!”
Tratou então de inventar uma nova arte que iria proporcionar ao homem meios antes nunca experimentados. Arrumou numa linha, regularmente, penas de pássaros, alternando as curtas e as compridas. Grudou todas elas com cera e depois as curvou de leve para imitar as asas dos pássaros.