Avaliação de portugues estudos independentes 6º ano
Seguem alguns exercícios para fixação dos conteúdos estudados em Língua Portuguesa (página 1) e Literatura Brasileira (páginas 2 e 3). Os referidos conteúdos foram abordados seguindo o modelo de nossas avaliações.
Procurem resolver as questões com atenção.
Um abraço,
Simone
LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO: ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
TEXTO: EXCLUSÃO ESCOLAR
A lei determina que crianças e jovens frequentem a escola e prevê a progressiva extensão da obrigatoriedade do ensino para o ciclo médio. O senso comum reconhece que nem todos estudam e desconfia de que os excluídos sejam principalmente os meninos, chamados a trabalhar para contribuir com o sustento de famílias de baixa renda. As estatísticas porém revelam que a maior vítima da exclusão escolar é do sexo feminino, tem entre 15 e 17 anos , é pobre, negra ou parda e está grávida.
Estudo inédito da Unesco(órgão da ONU para educação, ciência e cultura) realizado com mais de 10 mil jovens em todo o Brasil indica que , dos mais de 1,5 milhão de meninos e meninas entre 15 e 17 anos que não estão na escola (18%), 56% são do sexo feminino. Em relação à renda, 69% pertencem às classes D e E. Quanto à cor, 72% são negros ou pardos. E um dos fatores que explicam a prevalência das adolescentes fora do sistema é a gravidez precoce.
Segundo a pesquisa, 21% dos jovens fora do ensino já haviam abandonado os estudos uma vez antes, sendo que 14% deles já o haviam feito em duas ou mais ocasiões. Quanto às jovens que deixam os estudos devido a uma gravidez precoce constatou-se que correm maior risco de repetir essa experiência.
As causas da má distribuição de renda e do racismo estão muito além do alcance de iniciativas pontuais no âmbito da educação. Isso não significa, é claro, que as autoridades nada tenham a fazer.
Ampliar a prevenção da gravidez precoce e apoiar a jovem gestante para que possa seguir com os estudos é um objetivo factível.
Para tanto, seria necessário ampliar os