Fundamentos de economia
Alocar recursos que são escassos, para necessidades que são ilimitadas. Os problemas são: o que e quanto produzir, como produzir, para quem produzir 2. “ A teoria de Adam Smith lançou as bases do liberalismo” . Justifique essa afirmação.
Foi Smith que criou a doutrina do liberalismo, que consiste na não-intervenção do Estado na economia do país. Smith acreditava em uma mão invisível na economia, que levaria todos a buscarem seu bem-estar, e mesmo sem intenção, a promovem benefícios a terceiros, ao agirem assim.
3. Em relação à Curva de Possibilidades de Produção, a afirmação incorreta é: a) Um ponto abaixo da Curva de Possibilidades de Produção representa capacidade ociosa dos fatores. b) Um ponto localizado bem acima desta curva é inalcançável no curto prazo. c) O custo de oportunidade de produzir B é a quantidade de A que se deixa de produzir, para produzir B. d) O custo de oportunidade de produzir B é o valor que se gasta em recursos para produzir B.
O custo DE PRODUÇÃO PARA produzir B é o valor que se gasta em recursos para produzir B.
4. Assinale a única opção ERRADA: a) A economia existe por causa da escassez de fatores de produção. b) O lado real da economia é o que se refere à nossa moeda, o real . c) O lado monetário da economia se refere à moeda e ao mercado de títulos. d) A economia não é uma ciência exata, embora trabalhe com matemática e estatísticas.
5. “Brasileiro gosta é de governo: 80% dos brasileiros defendem a intervenção estatal na economia. Numa lista de vinte países a defesa da intervenção estatal só é maior no Quênia. No Brasil, a população se sente protegida com a ação do Estado.” (Veja, 08/03/2006). Explique se a tendência observada na pesquisa acima está de acordo com o receituário keynesiano, utilizando na explanação 2 características da teoria de Keynes.
Sim, pois a teoria de Keynes