Quimica
Resumo
Através das definições de ácido, base, pH, Indicadores de pH, Titulação acido base, pode-se ter uma estabilidade para fazer alguns experimentos de determinação de pH de materiais comuns e também para preparar um indicador de pH.
Objetivos
Preparar um indicador de pH para determinar pH do limão, leite magnésio, sabão, àgua destilada, limpador multi-uso, vinagre e sal. E assim classificá-los entre básico, ácido e neutro.
Introdução teórica
Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Muitos anos mais tarde, em 1923, Brønsted e Lowry propuseram a idéia de que ácido é uma substância que pode ceder prótons (íons H+). Esta última definição, generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius. A teoria de Brønsted e Lowry de ácidos também serve para dissoluções não aquosas; as duas teorias são muito parecidas na definição de ácido, mas a de Brønsted-Lowry é muito mais geral. Lewis em 1923 ampliou ainda mais a definição de ácidos, teoria que não obteve repercussão até alguns anos mais tarde. Segundo a teoria de Lewis um ácido é aquela espécie química que, em qualquer meio, pode aceitar um par de elétrons. Desta forma incluem-se substâncias que se comportam como ácidos, mas não cumprem a definição de Brønsted e Lowry, sendo denominadas ácidos de Lewis. Visto que o próton, segundo esta definição, é um ácido de Lewis (tem vazio o orbital 1s, onde pode alojar-se o par de elétrons), pode-se afirmar que todos os ácidos de Brønsted-Lowry são ácidos de Lewis, e todos os ácidos de Arrhenius são de Brønsted-Lowry.
Segundo Bozoo, uma Base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons