portugues
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
4º PERÍODO
Maria Paula Silva Teodoro
Caratinga
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA – UNEC
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
PLANO DE AULA
Nome da instituição: Escola Municipal “Coronel João Domingos”
Ano de escolaridade: 8º ano – Ensino Fundamental
Data: 13.11.2014
Nome do professor: Maria Paula Silva Teodoro
HABILIDADES E DETALHAMENTOS:
24.8. Interpretar, em frases apresentadas, o valor semântico e/ou argumentativo de sintagmas nominais, adjetivos e adverbiais.
OBJETIVO GERAL: Compreender que combinação das palavras para formarem as frases não é aleatória, precisamos obedecer a determinados princípios da língua. As palavras se combinam em conjuntos, em torno de um núcleo. E é esse conjunto (o sintagma) que vai desempenhar uma função no conjunto maior, que é a frase.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a língua portuguesa, estudando sintagmas nominais, adjetivos e adverbiais.
CONTEÚDO: Sintagmas nominais, adjetivos e adverbiais.
Sintagma é uma unidade formada por um ou várias palavras que, juntas, desempenham uma função sintática na frase. Essas unidades se combinam em conjunto em torno de um núcleo. Esse conjunto (sintagma) é que desempenha uma função na frase.
O especialista não respondeu todas as perguntas.
O especialista = sintagma nominal não respondeu todas as perguntas = sintagma verbal.
Sintagma nominal:
Constitui-se de um nome e seus respectivos determinantes. Geralmente são representados pelo sujeito e pelos complementos verbais da oração. Vejamos um exemplo:
Os alunos entregaram os livros.
Temos na oração dois sintagmas: os alunos, cujo núcleo é “alunos” e o complemento verbal representado pelo objeto direto, cujo núcleo é “livros”.