PORTUGUES
O
“GORPE”
BASEADO EM FATOS REAIS
BETHO RAGUSA
2008
O “GORPE”
Cenário:
No centro da sala há uma estranha fruteira onde há apenas um limão e uma cebola, há também sacolinhas, e saco de papel pra fazer fumo. Um sofá precário e uma mesa de bar com três cadeiras ambientalizam a casa, pois se trata de apenas dois cômodos.
Personagens:
Val: 37 anos, eletricista e radialista atualmente desempregado, alcoólatra, e vive de bicos, mas com eles mal consegue pagar a pensão alimentícia de sua filha. Bem humorado e cheio de artimanhas. Usa camisa xadrez, calça jeans, canivete pendurado no cinto preto, uma caneta, uma chave de fenda (teste elétrico) uma saquinho de fumo e palha, sapatão, cabelos encaracolados, barba mal feita.
Marina: 44 anos, tia de Betho, experiente e ótima companhia, é apaixonada por Val, mas ele a nega e nunca decide se estão namorando ou ficando. Consegue fazer de qualquer assunto sério, uma verdadeira piada. Faz observações absurdas de tudo, sempre tirando vantagem. Adora dar pequenos golpes em quem cair em sua rede. Calça de malha azul, blusa preta, usa óculos de sol como prendedor de cabelos o tempo todo, sempre carrega uma bolsa cheia de parafernálias, e também uma bolsinha pequena amarela, onde guarda seu dinheiro, jóias e o esconde entre os seios.
Betho: 18 anos, sonhador, comunicativo, trabalha como Office boy, e ganha apenas um salário mínimo, divide a casa com sua tia e o Val, que o extressa por não ter emprego fixo. Orgulhoso e detalhista naquilo que lhe interessa, reclama da bebedeira do Val, e do vício de fumar de Marina, porém adora estar com eles, e cai na onda fazendo as mesmas peripécias que eles. Usa óculos, calça jeans, camiseta e tênis, e sua mochila onde também carrega de tudo. Pequenas participações: Dona Conceição (dona da casa, onde moram