portugues
Marxismo Cultural
Alunos: Heitor Lima – Nº 08 Robervania Santos – Nº 19
1º ano E.M. (Noturno)
INTRODUÇÃO
O marxismo cultural é o conjunto de idéias surgidas, de um desdobramento do marxismo, como forma de subversão contra os valores ocidentais como a família, a religião, o gênero, a raça e, inclusive, a arte e o bom gosto estético, que se abrigaram sob o eufemismo de Teoria Crítica. Trata-se de una construção teórica cujo objetivo é a destruição da civilização e cultura ocidental.
Agora na ditadura do proletariado... Esta nova cultura que esta sendo criada terminara as atuais regras da civilização, a divisão do trabalho e a supremacia da economia sobre o ser humano.
O marxismo cultural começa formalmente com a fundação da neomarxista Escola de Frankfurt, cujo principal instrumento de controle social, cultural e político tem sido o que se conhece comocorreção política. Na Europa Ocidental e nos Estados Unidos não se tem aplicado o modelo econômico marxista. Entretanto, o marxismo cultural domina todos os aspectos das sociedades democráticas ocidentais atuais.
DESENVOLVIMENTO
Karl Marx escreveu no Manifesto Comunista em 1848 o seguinte:
"O trabalho industrial moderno, a sujeição do operário pelo capital, tanto na Inglaterra como na França, na América como na Alemanha, despoja o proletariado de todo caráter nacional."
"Os operários não têm pátria. Não se lhes pode tirar aquilo que não possuem."
"A ação comum do proletariado, pelo menos nos países civilizados, é uma das primeiras condições para sua emancipação."
"PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!"
Em virtude destas palavras de Marx, no início do século XX, era esperança entre os intelectuais marxistas que na próxima guerra entre os países da Europa, os proletários iriam se negar a lutar pelas suas pátrias (pois não tinham pátria, segundo Marx), e se uniriam internacionalmente para derrubar a "burguesia" em todos os países desenvolvidos e tomariam o poder