Portugues
De acordo com pesquisa feita, podemos definir Engenharia Simultânea como abordagem sistêmica, que indaga o desenvolvimento integrado de um projeto de um produto.
Este tipo de abordagem faz com que os envolvidos no projeto analisem casa passo do produto: introdução, maturidade, saturação e declínio. Este acompanhamento se faz por conta de o produto perder foco, sendo assim, deve se “renovar” a analise do projeto para que não haja o esquecimento do item e sim uma modificação, substituição, renovação.
Para o desenvolvimento do projeto, existem etapas definidas que devem ser seguidas, não necessariamente para todos os produtos, mas por mais diferenças que existam entre as empresas, as etapas são utilizadas:
No desenvolvimento ou alteração de novos produtos, visa-se:
Aumento de qualidade do produto, com foco no cliente;
Diminuição do ciclo de desenvolvimento e
Diminuição de custos.
O grande desafio da Engenharia Simultânea é integrar as etapas do ciclo de vida do produto na fase de projeto. Possui enfoque em fases especificas de desenvolvimento do projeto.
Projeto orientado para a Forma
Os produtos não devem somente satisfazer a função técnica e a estética deve ser atraente, trazendo assim estímulos ao individuo.
Projeto orientado para a Manufatura / Montagem
Modo de desenvolver o projeto facilitando a manufatura e a montagem do produto:
Redução do número de peças;
Redução das etapas de fabricação;
Eliminação da necessidade do uso de ferramentas especiais;
Redução do número de ferramentas utilizadas na montagem.
Variáveis da Engenharia Simultânea
Essas categorias podem ser estabelecidas na forma de princípios e variáveis da Engenharia Simultânea.
As variáveis por sua vez, são elementos que podem assumir diferentes aspectos, segundo os casos particulares ou as circunstancias do estudo de implantação e prática desta engenharia em dada organização.
Implantação da Engenharia Simultânea
Para a implantação da