PORTUGUES
LINGUAGENS E ORALIDADE
Linguagem verbal e não verbal - Ao fazer um texto, um escritor usa a linguagem verbal. Um pintor costuma utilizar a linguagem não verbal, pois raramente usa palavras para criar um quadro, recorrendo mais a recursos relacionados à imagem. Já um ilustrador, quando cria uma charge com ilustração e legenda, emprega as duas linguagens: a verbal e não verbal.
Humor – O humor pode ser usado como recurso para a construção de efeito de sentido. Existem várias formas de produzir humor, como contar uma piada, escrever uma crônica ou conto humorístico, desenhar uma charge.
Humor e texto humorístico – O humor é usado em vários textos: anúncios publicitários, histórias em quadrinhos, textos literários etc. Para o autor conseguir o efeito de humor desejado, o leitor precisa entender a intenção transmitida; interpretar adequadamente a mensagem a partir do seu contexto; compreender os jogos de palavras realizados; identificar as conotações usadas e os efeitos de sentido construídos pelo autor.
Pode-se construir humor no texto não só no nível semântico (nas significações das palavras e dos enunciados, na apresentação de fatos engraçados e no desfecho inesperado), mas também no sintático (na relação entre palavras e orações, na construção das frases).
Esta anedota narra uma situação cômica em um consultório médico:
Medicina moderna
“- Puxa, doutor... Nunca imaginei que tivesse problemas cardíacos!
- Tá vendo como foi bom ter vindo aqui? Ia passar o resto da vida numa boa e envelhecer sem nem suspeitar que é um homem doente!”
Entendendo o texto: a-) Qual é o recurso empregado pelo autor para transmitir humor nessa anedota? b-) Na sua opinião, o que significa o título da anedota?
Crônica Humorística – Leia a seguir uma crônica humorística em que o humor é construído por meio de uma situação inusitada e o leitor é surpreendido pelo desfecho inesperado.
Pai não entende nada
“- Um biquíni novo?
- É,