painel para queda de corpos
MEDIDA EXPERIMENTAL DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Componentes
Volta Redonda de Setembro de
RELATÓRIO DA PRÁTICA 2:
MEDIDA EXPERIMENTAL DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Volta Redonda de Setembro de
INTRODUÇÃO
Em experimento realizado no laboratório de Física do IFRJ, Campus Volta Redonda, podemos constatar que a gravidade, durante a queda livre de qualquer objeto, corresponde à proporção do dobro do espaço percorrido pelo quadrado do tempo percorrido (g = 2x/t²) mesmo quando há fatores que oferecem resistência à queda como o ar, por exemplo. No vácuo, a gravidade g é constante justamente por não haver resistências à queda de qualquer objeto, não importando sua massa. Mas fora do vácuo, a aceleração de um corpo em queda sofre margem de erro justamente por que sua velocidade também não é a mesma devido a esses fatores de resistência à queda. Se compararmos um corpo A de massa maior que a de um corpo B, ambos abandonados em queda livre simultaneamente, a aceleração do corpo A será maior que a do corpo B não permitindo que ambos os corpos cheguem simultaneamente à superfície horizontal considerada, fato este que ocorre quando a queda se dá no vácuo.
OBJETIVO
Medir a aceleração da gravidade local realizando a propagação de erros adequada.
DESCRIÇÃO DO APARATO EXPERIMENTAL
O Experimento consta de painel para queda de corpos em que seu sensor captura o instante em que o corpo, abandonado em queda livre, percorre a distância de 0,4 m sob a influência de fatores que oferecem resistência à queda do corpo como o ar, a posição do aparato em relação aos demais aparatos similares e o momento do experimento, por exemplos.
Para este relatório vamos considerar como fator de resistência à queda somente o ar.
Para alcançar o objetivo de aprofundar mais as constatações sobre queda de corpos em movimento retilíneo uniforme variado, o experimento foi repetido