portugues I
Faculdade de Educação
Fundamentos Teórico-Metodológicos em Português I
Professora: Suzana Vargas
Aluna: Fernanda Francisco Domingos
1) Por que trabalhar com Gêneros Textuais no ensino de Língua Portuguesa?
Porque os gêneros textuais são indissociáveis à vida cultural e social. Como disse Marcuschi, (p.19): “... os gêneros contribuem para ordenar e estabilizaras atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ações social incontornáveis em qualquer situação comunicativa. No entanto, mesmo apresentando alto poder preditivo e interpretativo das ações humanas em qualquer contexto discursivo, os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e práticos.” Ainda citando Marcuschi, o autor traz outra característica que torna importante o trabalho com os gêneros textuais, quando diz: “Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais.” (p. 20).
Trabalhar com os gêneros é importante, pois trazemos práticas novas ou que já estão presentes no dia-a-dia do aluno, aprimorando seu nível de conhecimento, e também como forma de mostrar como as práticas que este mesmo aluno está aprendendo na escola serão úteis no seu cotidiano.
De acordo com outro autor, Paulo da Silva Lima:
“os gêneros não se prendem apenas à literatura ou à retórica, mas às várias esferas de produção textual, pois os gêneros evoluíram juntamente com as sociedades e antigos gêneros ainda se fazem presentes, enquanto que alguns desapareceram ou deram origem a outros.
Nesse sentido, compreende-se que as pessoas, para se comunicarem, necessitam sempre fazer isso por meio de algum gênero e também por meio de um texto. Sendo assim, como abordam os teóricos ligados à linguística do texto, existem os gêneros textuais, tipos de texto e