Portugues Cesgranrio parte I
Fabiano Sales
Português para a Cesgranrio: saiba o que priorizar - parte I
26/03/2012
Olá, amigo(a)s do Eu Vou Passar!
É uma satisfação enorme estar aqui!
Primeiramente, apresento uma novidade a vocês: em breve, será lançado o curso teórico sobre o Novo Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa. Já estou em contato com a coordenação, inclusive para a gravação de outros (sugestões?). ;-)
Entretanto, o motivo principal deste contato é orientá-los quanto aos concursos organizados pela Fundação
Cesgranrio, visando ao provimento de vagas na Caixa Econômica Federal e na PETROBRAS.
Em se tratando de Língua Portuguesa, um assunto muito recorrente nas provas da banca é o emprego dos verbos, notadamente sua flexão, classificação e vozes. Vejam três questões exigidas em concursos anteriores:
1. (CESGRANRIO - 2008 - ANP) Observe os termos destacados no trecho a seguir.
"Nenhum outro período da história brasileira testemunhou mudanças tão profundas, decisivas e aceleradas quanto os treze anos (1808-1821) em que a corte portuguesa morou no Rio de Janeiro." (l. 1-4). A relação temporal existente entre as formas verbais em destaque se mantém quando estas são substituídas por: <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office"
/>
a) tinha testemunhado - teria morado.
b) terá testemunhado - mora.
c) testemunharia - moraria.
d) testemunha - mora.
e) testemunhava - morara.
Comentário: No enunciado, as formas verbais "testemunhou" e "morou" foram empregadas no pretérito perfeito do indicativo. Dessa forma, analisemos as assertivas.
A) Resposta incorreta. A forma verbal composta "tinha testemunhado" representa o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, apresentando a ideia de um evento passado anterior a outro, também passado. Por sua vez, a forma composta "teria morado" está conjugada no futuro do pretérito composto do indicativo, trazendo uma ideia de hipótese. Assim, a assertiva não satisfaz ao que se pede no enunciado.
B)