portugues instrumental
Essas duas são palavras parônimas, as vezes homônimas – dependendo da pronúncia, e por isso têm sido confundidas e tomadas uma pela outra.
Mal – Classifica-se como advérbio e conjunção. Antecedido de artigo ou pronome, torna-se substantivo. Como advérbio e substantivo, opõe-se a bem. ex: Eu estou mal vestida.
Mau – Classifica-se como adjetivo e, antecedido de artigo ou pronome, substantiva-se. Opõe-se a bom. ex: Eu estou de bom humor
2- Onde / aonde
Onde – que lugar, em que lugar, qual lugar. Indica permanência, uma idéia estática, o local em que se encontra ou ocorre algo. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam estado ou permanência. exs: Onde você está? . Não sei onde ele estava e nem perguntei.
Aonde – a que lugar, para onde. É a junção da preposição “a” + onde. Dá a ideia de deslocação. Vem normalmente acompanhado de verbos que indicam movimento como ir, chegar, retornar, voltar e outros. exs: Aonde você vai a essa hora? . Há lugares aonde não se deve ir só.
3- A par / ao par
A par– Estar ciente, bem informado sobre determinado assunto, ou situação. exs: Estou a par do assunto. Bruno está a par de todos os conteúdos das provas finais.
Ao par– Estar de acordo com a convenção legal, sem ágio, sem abatimentos. Deve ser reservada para significar, na área financeiro-comercial (câmbio, ações, títulos, etc.). exs: O dólar e o euro continuam ao par. As ações da Petrobrás não estão sendo vendidas ao par.
4- Por que / porque / por quê / porquê
Por que – O por que tem dois empregos diferenciados: Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo” ex: Por que você não vai ao cinema?
E quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais. ex: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar.
Porque – É conjunção