psicopedagogia
Introdução:
A Epistemologia Convergente foi criada por Pedro Luiz Visca (1935-2000), Nasceu em Beradeiro, província de Buenos Aires Argentina. Graduou-se em ciências da Educação foi psicólogo social, fundou os centros de estudo psicopedagógicos de Buenos Aires, Misiones, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Salvador. Realizou inúmeras publicações em seu país e no exterior, trabalhou como consultor e assessor na formação de profissionais em diversos centros de estudos psicopedagógicos que trata das dificuldades de aprendizagem, publicou vários livros. A Epistemologia Convergente é uma linha que propõe um trabalho clínico com bases nas escolas: psicogenéticas de Piaget, Psicanalítica de Freud e a Psicologia social de Enrique.
Breve analises das Bases das escolas:
Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
1º Período: sensório- motor (0 a 2 anos)
2º Período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
3º Período: Operações concretas (7 a 12 anos)
4º Período: Operações formais (12 anos em diante)
Segundo Piaget cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nestas faixas etárias, todos os indivíduos passam por todas essas fases períodos, nessa seqüência, porém o inicio e o término de cada uma delas, dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais sociais.
De acordo com Visca (1991)
No primeiro a inteligência sensório-motora, as ações da criança não representa para si mesma o ato do pensamento, há apenas uma mera ação motriz;
No segundo nível que corresponde ao da inteligência pré-operatória já existe uma representação ou simbolização. Há