PORTUGUES 1
O engenheiro iniciou a palestra explicando as variadas peças que fazem parte de um equipamento mecânico como por exemplo um motor, que possui diversas peças indivuduais que trabalhando juntas formam o motor, ele explicou que em qualquer projeto mecânico usa-se um desenho técnico contendo detalhadamente informações sobre o mesmo, e também o desenho da peça em si podendo ser vista de 3 vistas diferentes ângulos contendo medidas especificas, furações, cortes necessários e etc... Para que na hora de sua fabricação ela seja feita exatamente como descrito no desenho técnico.
Para fazer um desenho técnico de uma peça mecânica era necessário um alto custo, tempo e mão de obra qualificada. Uma simples polia ou uma engrenagem era extremamente demorado e trabalhoso de se fazer e ainda essa área sofria de uma escassez de profissionais o que acabava valorizando bastante a mão de obra. Hoje com o avanço e o auxílio da tecnologia no desenho técnico houve um grande aprimoramento tanto na precisão quanto na velocidade de produção de um desenho de uma peça ou um projeto inteiro. Softwares como o AutoCAD permitem alterações minuciosas garantindo assim uma maior precisão e até simulações 3D da peça desejado.
O engenheiro também abordou sobre o auxílio da técnologia em programas que realizão simulações de variações climáticas, impactos, testes e ensaios não só em peças de pequeno ou grande porte, mais em edificios inteiros, pontes, torres e até monumentos como por exemplo o Cristo Redentor. A técnologia nos proporciona uma incrivel oportunidade de ajustes no projeto e melhorias para evitar defeitos e acidentes